“Entre os muros da escola”
• Personagens principais:
• François Marin, professor de francês.
• Esmeralda, aluna rebelde e representante de sala.
• Louise, melhor aluna por nota e representante de sala.
• Khoumba, é uma aluna chamada de insolente por se recusar a atender uma ordem do professor.
• Souleymane, é o garoto problemático que se indispõe com o professor e seus colegas.
• Wei, chinês, um aluno dedicado no estudo do francês e bom moço.
Resumo:
O Filme se passa nas dificuldades do professor em sala de aula, dos métodos usados para contornar gozações dos alunos e manter sua autoridade dentro da sala, valorizar os pontos fortes e manter a aproximação com os alunos. Outro desafio para este professor é a diferença étnica encontrada dentro da sala de aula.
O filme passa diversas cenas de discussão dos seu professor com os alunos, discussões sobre origens, sexualidade, capacidade dos alunos, autoridade do professor.
Um dos pontos altos do filme é a discussão da punição versus a valorização do aluno. Onde que a punição uma vez acabará e o que se fará com o aluno?
O filme traz em seu enredo um aluno problema, Souleymane, onde este é o principal foco no caso da punição, visto ele não ter limites, os professores se encontram sem saída para resolver este caso, até que em uma das discussões em sala de aula, ele acidentalmente machuca uma aluna e sai da sala sem a autorização do professor, sendo assim, este aluno, acaba indo para o Conselho e acaba sendo expulso da escola.
Outro ponto alto do filme é a discussão que o professor tem com a aluna Khoumba, onde esta se recusa a ler o livro em sala de aula, e o professor tem uma conversa pós-aula, onde este a obriga a pedir sinceras desculpas.
Algo que notei no filme é que no final deste, quando o professor se refere ao comportamento das alunas na sala de reunião, como estas sendo “vagabundas”, (esse xingamento é o que dá vazão para a última discussão com Souleymane, que acaba sendo expulso) ele tenta omitir isso no relatório, mas as alunas relatam o comportamento deste professor para o Conselho, e apenas após isso ele relata isso no relatório, sendo que sendo o xingamento a causa de toda a discussão ele deveria ter relatado desde o ínicio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário